O que é Qualidade?
Desde os primórdios, podemos encontrar vestígios do que seria Qualidade.
Muitos autores definem ou conceituam qualidade em função de uma determinada premissa. Nós mesmos, pessoas comuns, conseguiremos definir qualidade em função de diversas perspectivas diferentes, mas que acabam por terem uma grande convergência.
Com base na definição da ISO 9001:2015 temos que a qualidade é o “Grau em que um conjunto de características inerentes de um objeto satisfaz requisitos”.
De maneira intrínseca, buscamos a qualidade ou ter qualidade em tudo que fazemos e até no que pensamos. Isso mesmo!
Até nossos pensamentos devem ser de qualidade. Buscar o lado bom, que traz retorno, que agrega, que faz evoluir, que move…
Pensando assim, temos condições de desmistificar a Qualidade como sendo de um ou de outro processo específico na organização.
A Qualidade é de todos, aplicável a todos os processos, sendo a base para qualquer atividade.
Qualidade não é sobre “a parte” e sim sobre “o todo”.
Que possamos lembrar sempre disso, considerando fortemente o conceito de cliente interno/externo e como a qualidade de nossos entregáveis está sendo percebida por nossos clientes.
Temos de fato a percepção do grau de satisfação de nossos clientes?
O exercício contínuo, de cada um em sua parte, pensando no todo, é de vital importância para melhorarmos nosso entendimento.
Carlos Mina no livro “Acredite: há vida inteligente no chão de fábrica” – A valorização do capital humano menciona…
“Certamente, para obtermos uma participação consciente dos empregados, com ótima qualidade de pensamento, é preciso investir em capacitação técnico-operacional, análise e solução de problemas e trabalho em equipe. É um aprendizado constante e um desafio permanente para as empresas e para os gestores”.
Será que conseguimos melhorar a nossa resposta para a pergunta…
O que é Qualidade?